sexta-feira, 21 de maio de 2010

Comer por dois - Verdade ou Mentira?

"Ah, Fulana pode comer mais um pouco, ela está grávida. Tem que comer por dois!
Ouve-se tanto isso por aí, mas será uma verdade ou apenas crendice popular?"

Mesmo que a mulher grávida deva se alimentar bem o suficiente para atender a todas as necessidades nutricionais de seu bebê e as suas próprias, suas necessidades energéticas aumentam muito pouco durante a gravidez. Comer melhor por 2, sim, mas não comer 2 vezes mais!

Para garantir a qualidade de sua alimentação, tente consumir TODOS OS DIAS:
- produtos integrais;
- legumes coloridos (verdes, amarelos, laranja, vermelhos); - laticínios;
- carne, peixe, leguminosas, ovos ou nozes;

Escolha alimentos frescos e varie sua alimentação o máximo possível! Se lhe faltar conhecimento em nutrição, você deve pedir ajuda a seu obstetra ou consultar um nutricionista.

No 1º trimestre: o bebê passa do estágio de embrião ao de feto. A formação de esse pequeno ser completo demanda um mínimo de energia. Então, as necessidades energéticas da grávida não aumentam durante os três primeiros meses.

No 2º trimestre: o crescimento do bebê vai de vento em popa. As necessidades energéticas aumentam, então, de 340 calorias por dia. Uma laranja antes do meio-dia, meio sanduba (sanduiche) de queijo durante a tarde e um copo de leite à noite… Pronto! O bebê está de barriguinha cheia!

No 3º trimestre: seu bebê cresce numa velocidade incrível! Há pelo menos 7 meses, ele pesa pouco mais de 1 quilo e vai chegar a uns 3 a 4 quilos no nascimento. Seu organismo de grávida precisa então de 450 calorias a mais por dia que no início da gravidez. Isso quer dizer umas 20 uvas (125ml ou meia xícara) como lanche da manhã, 60 ml de frutas secas à tarde e um copão de leite à noite. Nada mais!

Viu como é fácil não comer por 2?
Difícil mesmo pode ser driblar a fome…
Mas, é tudo uma questão de controlar a ansiedade, não acha?


Créditos da Imagem - Nutrimos

Nenhum comentário:

Postar um comentário