terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como desfraldar seu bebê - Passo a Passo

Imagem Google

Tirar da fralda a criança é um processo demorado e que se exige muita paciência, quando o pequeno frequenta escolinha é mais fácil devido eles verem outras crianças usando o banheiro e como é algo novo e novidade, acabam imitando e logo largam a fralda facilmente. Cada criança é diferente da outra, ou seja, é necessário identificar quando eles estão preparados para esta nova fase em sua vida. Uma dica muito boa para identificar este momento, é quando eles falam que fez xixi ou coco e também quando dormem a noite toda e a fralda amanhece seca e fica assim por boa parte do dia.

Se você tem uma criança e quer tirar da fralda em casa, saiba que nos primeiros dias ela vai fazer xixi no chão toda hora, fezes na roupa e vai demorar um pouquinho para aprender a fazer no peniquinho, é um processo bem lento e jamais se deverá fazer comparações com outras crianças, colocar de castigo se fizer as necessidades fisiológicas na roupa ou até deixar de dar algo que a criança goste, agir desta forma é negativo para eles e poderá até causar traumas e problemas emocionais.
Algumas crianças quando começam a perceber que ficaram molhadas e que as fezes na roupa incomoda, muitas vezes sentem medo e neste caso cabe aos pais conversarem com eles e explicar como se faz o xixi, leve-os ao banheiro, ensine-os a abaixar a roupa, sentar no peniquinho. Mostrando cada fase deste processo, a criança vai ficando curiosa e cada vez mais vai despertando a vontade de fazer no banheiro ou penico.

Não pense que será uma etapa fácil desfraldar a criança e todas as pessoas que convivem com ela tem que colaborar, ou seja, não adianta a criança ficar o dia sem a fralda e quando for no período da tarde, outra pessoa colocar a fralda, isto confude a cabeça dos pequenos, portanto, todos terão que combinar em fazer tudo direitinho, ofereça o banheiro ou penico toda hora. Mesmo sendo difícil para a criança no começo, os pais nunca deverão desistir e ter dó, se ela está preparada, então deixe o seu pequeno crescer, isto é fundamental. Mas nunca deverá ser feitos comparações como por exemplo, sua criança está com mais idade do que a filha da sua amiga, mas ela saiu da fralda primeiro então o seu terá que sair por este motivo, nunca comete esta injustiça e erro, a criança só deverá sair da fralda quando estiver preparada.
Jamais castigue a criança ou maltrate-a se fizer as necessidades na roupa, se brigar com ele por este motivo, não terá sucesso e a criança vai ficar assustada e traumatizada. Geralmente os vasos sanitários são muito altos para eles e o ideal é reservar um local da casa e deixar o penico lá, para o pequeno se adaptar ou local e a situação. É sempre muito importante acompanhar todas as fases do filho com amor, mesmo sendo processos difíceis como tirar a fralda por exemplo que exige muita paciência e dedicação.
Os pediatras orientam aos pais respeitarem o tempo da criança, pois adiantar o processo sem eles demonstrarem maturidade, vai fazer a criança ter até mesmo problemas emocionais, pois a fase que eles vivem é a da aparência e fazer xixi e coco na roupinha poderá constranger o pequeno, portanto, saibam perceber o momento certo quando a criança avisa das vontade e quando se incomoda com a fralda suja, sendo assim, desfralde o seu pequeno com muito amor, paciência e muita dedicação!


Veja os conselhos dos médicos para ajudar os pais e as crianças
nesse processo!

1ª semanaLeve o pequeno ao banheiro a cada duas horas para fazer xixi. No caso de cocô, respeite os horários de costume. Espere sempre ao lado dele, sem apressá-lo, até que finalize a tarefa. Limpe-o e vista a cueca ou calcinha.
Dica: cante parabéns e festeje as primeiras vezes do xixi e cocô no peniquinho.

2ª semana
Continue levando a criança para fazer xixi e cocô, mas deixe-a sozinha no banheiro. Peça que chame quando tiver terminado.

Dica: recaídas são esperadas. Jamais dê bronca. Em vez disso, diga coisas como: “Você fez xixi na calça, mas não tem problema. Dá próxima vez conseguirá chegar a tempo ao banheiro”.

3ª semana
Deixe a decisão de ir ao banheiro por conta da criança, mas pergunte se não está com vontade pelo menos umas quatro vezes ao dia. Dica: quem limpa o pequeno são os pais, mas mostre para ela como se faz. Nunca se esqueça de apertar a descarga e lavar as mãos (as suas e as da criança) depois de usar o banheiro.

4ª semana
Agora não pergunte nem ofereça. Deixe que a criança vá ao banheiro por conta própria.

Dica: compre cuecas e calcinhas coloridas e com personagens para incentivá-la.

* Conte-nos a sua experiência!
Passei por isso: "Estou passando por isso, meu bebê agora com 1 ano e 8 meses, não quer mais ficar com fralda, está incomodando muito. As vezes ele passa por um longo período sem fraldas, até mesmo a noite toda sem urinar, mas, não quer saber de sentar no penico (de jeito nenhum) então quando pergunto à ele se quer fazer xixi, tenho que levá-lo no box do banheiro e ligar o chuveiro. Ele ainda não pede quando sente vontade (só avisa quando já vez no chão... rsss). Processo longo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário