sexta-feira, 6 de agosto de 2010

BabYoga: Mãe e Bebê praticando juntos


O BabYoga é uma modalidade ainda pouco difundida no Ocidente. Mas sabe-se muito bem da importância do vinculo afetivo entre mãe e bebê desde o nascimento. Quanto mais qualidade nesse contato entre a mãe e filho, mais esse laço se estreita e se fortalece. Não estamos falando aqui somente do tempo que ambos ficam juntos, e sim da qualidade desse tempo.

Nas aulas de BabYoga esse é um dos principais focos. Aproximar ambos durante a atividade física e manter os dois tranquilos e inteiros nesse momento que é somente deles.

Muitas mães precisam voltar logo ao trabalho, aos afazeres e a correria logo se instala na rotina de ambos. Com esse momento das aulas, os dois têm um tempo que é para eles ‘trabalharem’ juntos.

O contato das mãos e o ‘olho no olho’ é fundamental durante as aulas!

Mães e filhos precisam estar em sintonia para que a aula aconteça. E a adaptação durante esse período é fundamental.

As aulas são compostas por ásanas (exercícios psicofísicos), pranayamas (respirações) e relaxamento.

Durante as aulas de BabYoga a mamãe que teve parto normal pode iniciar logo após um mês, e as que fizeram cesárea, dois meses. Os bebês também podem começar depois do primeiro mês do nascimento.

Para as mamães priorizamos ásanas (posturas de yoga) que façam o trabalho abdominal, fortaleça a lombar, braços e pernas, e ainda focalizamos muito a abertura do tórax, para que durante a amamentação (em que muitas mulheres acabam se curvando à frente) a mulher possa manter uma postura regular, com a coluna ereta, o que facilita também a boa respiração (exalar mais do que inspirar, e sempre pelo nariz).

Os alongamentos também ajudam a fortalecer o tônus muscular.

A respiração longa e profunda vai colaborando para que o sistema nervoso fique em mais harmonia, trazendo calma e quietude interna.

O bebê se adapta às posturas com facilidade. Ora fica apoiado nas pernas da mamãe, ora fica no tapetinho (ou trocador), observando o que ela está fazendo. Ambos se divertem! Isso é fundamental... a alegria no ambiente!

Ao final da aula, os bebês recebem uma deliciosa massagem indiana, conhecida como Shantala, que os acalma, ajuda a regularizar o intestino, minimiza as cólicas, e estimula o afeto, já que o toque é fundamental para que eles sintam-se amados e seguros!


Adriana Vieira - Instrutora de Yoga em Santos e jornalista
E-mail:
yoga@adrianaviera.com.br
http://www.namaskaryoga.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário