A partir deste ano, a vacina conjugada contra o meningococo C, causador de uma das formas mais graves de meningite bacteriana, entrou para o calendário oficial de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional. Cada estado, porém, tem autonomia para dar início à aplicação da vacina. Esta semana, no Estado de São Paulo, crianças com menos de 1 ano já podem receber o imunizante na rede pública. Esse grupo, no entanto, deverá tomar duas doses, aos 3 e aos 5 meses, com reforço ao completar 1 ano de idade.
Nos meses de setembro e outubro foi a vez das crianças entre 1 ano e 1 ano e 11 meses. Ainda assim, caso você não tenha levado o seu filho na época estipulada para essa faixa etária, basta comparecer em algum posto de saúde com a carteira de vacinação do seu filho.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as crianças que já tomaram a primeira dose em clínicas particulares podem tomar a segunda na rede pública. No entanto, vale conversar com o pediatra do seu filho antes. Cerca de 25% dos casos de meningite C afetam crianças de menos de dois anos e a vacina tem índice de proteção de 90%. Nas clínicas particulares, o preço da vacina varia de R$ 120 a R$ 200 reais.
Não demore para levar seu filho para tomar a vacina. Dependendo da demanda da região, ela pode faltar. Até o momento, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde afirma que não há problemas. De qualquer forma, se você puder, vale ligar antes no posto de saúde para confirmar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário