domingo, 16 de outubro de 2011

Você confia nos industrializados?

Por PAT FELDMAN
Crianças na Cozinha



Eu não confio nem um pouco em produtos alimentícios industrializados, e quem acompanha o site Crianças na Cozinha há tempos, já sabe de inúmeros motivos para toda essa desconfiança.
Essa semana, mais uma notícia desagradável sobre os industrializados, e dessa vez envolvendo crianças, veio à tona! O Toddynho, aquela caixinha pequena e engraçadinha que muitas mães mandam na lancheira dos filhos achando que é saudável (mas não é, podem acreditar), causou queimaduras na boca de diversas crianças.
O motivo dessas queimaduras?
Um pH (índice que determina acidez ou alcalinidade) completamente alterado foi detectado em diversas amostras dos produtos. O pH normal do leite fresco, segundo pesquisei, fica entre 6,5 e 6,7 (neutro com tendência levemente ácida), e nas tais análises do Toddynho o pH ficou em 13,3 (extremamente alcalino). Eu não sei o quanto a pasteurização, a adição de cacau, açúcar e alguns conservantes, aromatizantes, flavorizantes e corantes pode alterar o pH do leite fresco, mas por mais que se altere, duvido que 13,3 seja um pH normal para a tal bebida pronta!
A pergunta que não quer calar é: O QUE CAUSOU ESSA ALCALINIZAÇÃO EXCESSIVA NO TODDYNHO?
Adição de soda cáustica?
Estou aqui tentando pensar em opções…
Desregulagem em equipamentos que adicionam ingredientes?
Será que um dia saberemos a verdade?
Esse caso foi noticiado, divulgado e discutido, mas fico imaginando quantos casos de contaminações em produtos alimentícios industrializados que nem foram descobertos e/ou noticiados. Casos de contaminações que podem ter sido confundidos com uma dor de barriga “normal”, com virose ou qualquer outro incômodo, onde não se pensou em associar o mal com algum produto alimentício consumido.
Eu acho SIM que a solução é evitar os industrialziados, e eu tenho certeza de que isso é perfeitamente possível. 
Na matéria sobre leite já publicada AQUI você pode ler sobre os inúmeros malefícios do leite altamente processado, mas eu arrisco dizer que se você preparar um achocolatado em casa para o seu filho, mesmo usando o tal leite super processado, estará oferecendo coisa muito melhor do que o tal Toddynho que queima a boca (pra não falar dos demais malefícios, mesmo nos Toddynhos “normais”, sem alterações de pH).
Se fosse pra fazer um achocolatado em casa, eu faria da seguinte forma:
RECEITA DE TODDYNHO CASEIRO
Para cada copo de leite (cerca de 200mL), acrescentaria:
- uma colher de chá de cacau em pó,
- uma colher de sopa de mel ou rapadura ralada (acho que a rapadura ralada aqui fica mais gostoso) – e a quantidade pode variar para mais ou para menos, dependendo do paladar do seu filho,
- gotas de extrato natural de baunilha (opcional)
Se a graça do Toddynho para o seu filho está na caixa ou no canudinho (o que eu mais gostava quando criança era furar a caixinha com a ponta do canudo), procure mostrar uma outra diversão e invista em popos coloridos e/ou com formatos diferentes, canudinhos com formatos e cores extravagantes. Hoje o mercado oferece opções incríveis!
Para a lancheira, uma boa garrafa térmica e muitas pedrinhas de gelo misturadas ao achocolatado caseiro, resolvem o problema (já testei com leite puro, que é o que meu filho gosta, e o leite não azeda, só fica um pouco mais ralo quando o gelo derrete)
A minha opção é pelo leite fresco de verdade, tirado da vaca direto para a minha geladeira, mas sei que isso é inviável para a maioria. Se fosse inevitável para mim, optaria pelo leite de saquinho, aquele que precisa de refrigeração e ainda se encontra em algumas padarias e mercados. Esse leite de saquinho é bastante processado sim, mas se você considerar que no preparo do achocolatado estará evitando tantas químicas de corantes, conservantes e outros “antes”, vai concluir que a opção é boa.
Na opção caseira você usa cacau ao invés de achocolatado em pó (já leram o rótulo de um achocolatado pra ver quanta porcaria tem?). Na opção caseira você adoça com mel ou rapadura ralada, que também é doce pra caramba, tanto quanto açúcar branco, mas que contém diversos nutrientes e não é só caloria vazia.
Que tal pensar no assunto e afastar de vez esse industrialziado da vida dos seus filhos?
Aqui em casa eu não tenho esse problema simplesmente porque nunca ofereci Toddynho ao meu filho mais velho (muito menos ao mais novo), e ninguém sente falta daquilo que não ocnhece. ele nos vê muito tomando leite fresco batido com cacau e canela, e mesmo por esse nunca se interessou. Prefere leite purinho e gelado.
Para quem não leu sobre essa notícia, alguns links que leitores do site Crianças na Cozinha me enviaram sobre o assunto. Queridas, obrigada pela colaboração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário