Não é necessário que seja todos os dias, mas é importante colocá-lo ao sol e trocar a fronha pelo menos uma vez por semana
Devo passar as roupinhas do bebê após a lavagem? E posso usar os produtos específicos para isso?
É sempre bom passar as peças lavadas. No entanto, evite utilizar esse tipo de produto para alisar as roupas. Eles podem conter substâncias que causam irritações e alergias quando entram em contato com a pele do bebê, que nessa fase é muito sensível.
Com que freqüência devo lavar o lençol e o protetor de berço do bebê?
O lençol deverá ser trocado quase diariamente, ou sempre que o bebê regurgitar ou sujá-lo com fezes ou urina. Já o protetor de berço dependerá da quantidade de poeira no local. Ao menos a cada 15 dias é recomendável lavá-lo.
A partir de que idade posso usar sabão em pó para lavar as roupas do meu bebê? O fato de ser em pó não é um problema - é possível encontrar sabão de coco, por exemplo, nessa versão ou líquido. O importante é que, pelo menos até os 6 meses, as roupas do bebê sejam lavadas com um produto específico para peças delicadas. Depois dessa fase, atenção apenas ao enxágüe para evitar que fiquem resíduos do produto
nos tecidos.
Como devo lavar as roupinhas do meu bebê? Posso usar amaciante?
O ideal é que as roupinhas sejam sempre lavadas antes de a criança usá-las pela primeira vez. Isso é importante para remover sujeiras e resíduos, como restos de tinta, que podem vir grudados no tecido. Quando for lavá-las, prefira sabão de coco ou os indicados para roupas delicadas. Lembre-se de enxaguar muito bem cada uma das peças e certifique-se de que não há sobras de sabão nelas. Quanto ao amaciante, alguns médicos não o recomendam devido ao risco de ocorrência de reações alérgicas. Mas acredito que não há problemas se ele for usado em pequena quantidade e se a roupa for bem enxaguada. O produto, no entanto, deve ser evitado caso a criança já tenha tido alguma alergia de pele ou respiratória - vale também ouvir a opinião do pediatra. Outra coisa: verifique se o armário está livre de bolor. E não deixe de lavar aquela blusinha que ficou guardada na gaveta desde o chá de bebê.
O tecido das roupas pode provocar problemas de pele no meu filho?
A recomendação para recém-nascidos e bebês pequenos é o uso de roupas de algodão ou tecidos macios, que permitem a boa transpiração da pele. Roupas mais pesadas e ásperas podem causar irritação e desconforto. Se a peça for nova, é importante lavá-la antes de a criança usá-la pela primeira vez. Nesse caso, utilize sabão de coco ou sabão líquido para roupas delicadas – esses produtos são mais naturais e menos agressivos. Evite amaciantes. Enxágüe muito bem e seque ao sol. No verão e nos dias mais quentes, nada de gorro, luvas e sapatinhos de lã - esqueça também o xale de lã amarela! Vista a criança com roupas leves e frescas. Para não errar, recorra ao seguinte parâmetro: vista o bebê com apenas uma camada de roupa a mais em relação ao que você estiver usando. É o suficiente.
Posso perfumar o lençol do meu filho ou isso o deixará irritado?
O bebê dorme muito e fica várias horas em contato com o berço,
por isso, não se recomenda o uso do perfume no lençol. Quanto mais neutro o cheiro da roupa de cama, mais confortável será para o
seu filho.
Dúvidas respondidas por Sergio Graff, no bebe.com
especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e mestre em toxicologia pela Universidade de São Paulo.
especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e mestre em toxicologia pela Universidade de São Paulo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Na semana passada eu lavei as roupinhas que o Moisés irá usar na maternidade (lavei com sabão em pedra de coco), já deixei a mala pronta, vou confessar que é bem trabalhoso... e para passar cada peças então, nem se fale... são tão pequeninas e delicadas... mas foi uma emoção só, fiquei imaginando o meu anjinho vestindo aquelas peças de roupas..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário